setembro 04 2013 0comment

Luxação Recidivante (lesão labral)

Luxação do ombro ou luxação da articulação do ombro é um deslocamento (luxação) da articulação do ombro. A luxação do ombro é uma das mais frequentes luxações de grandes articulações.

Ela pode ser causada através de um acidente (luxação traumática) ou por sua concepção predisponente (luxação habitual). Os sintomas são dor, restrição da mobilidade da do ombro e alteração do formato do ombro. A terapia baseia-se em uma reposição (redução), após a exclusão de fraturas ósseas através de um raio-x, medicação para melhora da dor e posteriormente avaliação das lesões associadas através d e ressonância magnética (lesão labral, lesão de Hill-Sacks, lesões de manguito rotador)

O tratamento definitivo vai ser indicado após avaliação destas lesões e pode ser clínico ou cirúrgico. A cirurgia é realizada por vídeo, artroscopia, que oferece excelentes resultados e mínima agressão

Mais uma vez a reabilitação (fisioterapia) bem feita e bem orientada é fundamental no sucesso do tratamento

Luxação Acromioclavicular

A articulação acromioclavicular é a união ente a clavícula e o acrômio (parte da escápula). Ela é estabilizada por um complexo ligamentar (ligamentos entre a clavícula e o acrômio e ligamentos entre o coracóide e a clavícula), que pode ser rompido em traumas, em especial quedas sobre o ombro.

Nos casos leves (tipos I, II e maioria dos III), onde a clavícula sofre um pequeno deslocamento, o tratamento é não cirúrgico, com imobilização com tipoia seguida por fisioterapia para ganho dos movimentos e fortalecimento.
Nos casos graves (alguns dos tipo III, além dos tipos IV, V e IV), é necessário o tratamento cirúrgico. Várias técnicas são possíveis. A cirurgia pod e ser feita de maneira aberta, minimamente invasiva ou por artroscopia.
O tratamento para as luxações crônicas (aquelas que não evoluíram bem após o tratamento não cirúrgico) a técnica cirúrgica difere um pouco, pois é necessário fazer além da redução da articulação uma reconstrução do ligamento (pode ser utilizado um ligamento local ou um enxerto retirado do joelho)