Tendinites

Tendinite é a inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento (LER – Lesão por Esforço Repetitivo). Não é adquirida necessariamente no trabalho, mas com a difusão da informática, tornou-se uma importante doença ocupacional. Esta condição afeta pessoas que despendem muito tempo realizando uma mesma tarefa, quer em trabalho quer em lazer.

Tendões são tecidos fibrosos, densos e resistentes, através dos quais os músculos se prendem aos ossos, e permitem a realização do movimento articular. O sufixo “ite” em Medicina, geralmente está associado à existência de inflamação.

As causas das Tendinites propriamente ditas são variadas, e podem estar associadas à presença de muitas condições ou doenças, incluindo:

Esforço físico intenso ou repetido;
Traumas mecânicos
Infecções
Doenças reumatológicas
Doenças do sistema imunológico
Processos degenerativos das articulações
Neuropatias que induzam alterações musculares
A sintomatologia das tendinites pode ser bastante variada, incluindo dor e inchaço (edema) de intensidade variável, bem como graus variados de dificuldade de movimento e diminuição de força muscular.
Outras possibilidades para casos de longa duração de uma doença diagnosticada como sendo tendinite, é que a causa da doença permaneça presente, como a realização continuada de esforço, ou a presença de uma doença sistêmica cujo estímulo não seja removido apenas com repouso.

O diagnóstico é clínico (pelo exame médico), corroborado por exames subsidiários como raios-X, ultra-sonografias, ressonâncias magnéticas e provas laboratoriais.

O tratamento na maioria das vezes é conservador, sendo utilizados ainti-inflamatórios, fisioterapia, eventualmente órteses temporárias e em alguns casos pode se optar pelo tratamento cirurgico em caso de insucesso do tratamento clinico ( Tenossinovite de De Quervain p.ex)